Programa de Apoio ao Acadêmico
  • O Que é o PAAC?

    É um programa de apoio aos acadêmicos do Centro Universitário de Barra Mansa, em seus campi Barra Mansa e Cicuta. Foi criado em 2006 como um serviço de atendimento e orientação sobre assuntos relacionados a vida pessoal e acadêmica, buscando fornecer aos estudantes o apoio necessário para seu desenvolvimento integral no Ensino Superior.

  • Objetivo Geral do Programa

    • Apoiar o estudante no enfrentamento de problemas e/ou oportunidades sociais, de aprendizagem, de saúde e nas dificuldades de ordem afetiva, emocional e de relacionamento interpessoal.

Funcionamento do PAAC
  • PEDAGÓGICO
  • PSICOLÓGICO
  • INCLUSÃO
  • SOCIAL
  • PEDAGÓGICO

    Oferecer oportunidade aos acadêmicos de participar de revisões de conteúdos nas disciplinas fundamentais do ensino médio, bem como aulas de reforço para os que apresentarem déficit de aprendizagem, assim como oportunidades de ampliação de conhecimentos gerais e específicos em sua área de formação.

    Nivelamento ou reforço:

    - Monitoria (a Monitoria do UBM é oferecida na modalidade voluntária com concessão de 10% de bolsa de estudo sobre o valor da mensalidade. O acadêmico monitor participa do programa desenvolvendo ações de atendimento aos alunos que apresentam baixo índice de desempenho em disciplinas que estejam cursando, sob a supervisão do professor).
    - Aulas presenciais e semipresenciais. Obs: as aulas semipresenciais são disponibilizadas no link Minhas Aulas onde todos os acadêmicos têm acesso.

    Capacitação e Atualização:

    Seminários, palestras, cursos, oficinas e outros (são promovidos em parceria com a Pró-reitoria Comunitária visando atender as diferentes áreas de ensino).

    Central de Atividades Complementares:

    A Central é um espaço criado para o atendimento individualizado ao acadêmico sobre questões relacionadas às Atividades Complementares, Estágio Supervisionado e Trabalho Final de Curso. Esse atendimento é realizado por professores responsáveis por essas atividades curriculares.

    Local de Atendimento: Núcleo pedagógico

    Campus Barra Mansa - 2º andar - prédio 3
    Campus Cicuta - bloco 2 (no corredor da secretaria)

  • PSICOLÓGICO

    Aconselhamento Psicológico:

    - Prestar assistência psicológica ao estudante do UBM, por intermédio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) com o intuito de ajudar o acadêmico a superar suas crises e dificuldades, considerando as relações existentes entre aspectos emocionais, processo educativo e capacitação profissional.

    Orientação Vocacional:

    - Ajudar o interessado a encontrar uma identidade profissional, favorecendo a elaboração de um projeto de vida.

    Atendimento Clínico:

    - intervenção clínica, oferecendo um suporte àqueles que apresentam problemas de natureza emocional e/ou relacional.

    Local de Atendimento:

    O aluno deverá solicitar ao coordenador do seu curso.

    Obs: o PAAC oferece atendimento individual ou em grupo, de acordo com o quadro clínico apresentado. O processo terapêutico não comporta prazo determinado e depende do grau de engajamento do paciente no processo.

  • INCLUSÃO

    Oferecer condições de acesso ao aluno tanto para locomoção como para o desenvolvimento de sua aprendizagem e integração ao meio acadêmico proporcionando apoio pedagógico para o atendimento às suas necessidades.

    - Interpretes em Libras (para atender os acadêmicos surdos ou com deficiência auditiva);
    - Setor Braille (Departamento equipado com impressora braille, scanner, lupa optica, computadores (com DOSVOX) e um acervo de literatura em braile);
    - Acessibilidade (condições de acesso ao aluno para locomoção);
    - Atendimento Personalizado (Esses acadêmicos são acompanhados pelos Coordenadores de Curso para que sejam todos atendidos de acordo com suas necessidades);
    - Acompanhamento constante.

    Local de Atendimento: Núcleo pedagógico

    Campus Barra Mansa - 2º andar - prédio 3
    Campus Cicuta - bloco 2 (no corredor da secretaria)

  • SOCIAL

    Atendimento Social:


    - Projetos de Extensão Universitária;
    - Atividades para a Promoção da Humanização, Qualidade de Vida, Cidadania e Direitos Humanos:
    - Esportes, Lazer, Cultura, Acessibilidade, Inclusão, Voluntariado e Prevenção.

    Central de Informações:

    - Moradia e Transporte (oferecer estrutura para a divulgação de informações sobre transporte e moradia).

    Local de Atendimento: Diretoria de extensão e relações comunitárias

    Campus Barra Mansa - térreo - prédio 3
    Campus Cicuta – bloco 2